Melgaço reforça oferta de alojamento para estudantes
A Câmara Municipal de Melgaços anunciou que a candidatura apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reabilitação da antiga escola primária de Prado, no sentido de a adaptar numa residência para universitários, foi aprovada, num investimento de cerca de 640 mil euros +IVA, sendo que o financiamento do PRR é de 100% das despesas elegíveis.
A futura residência que será composta por 14 quartos, cm casas de banho privativas, oferece três salas (de estar e de estudo) duas copas, sala de receção e circulações, localiza-se no centro urbano, o que proporcionará um fácil acesso dos alunos à instituição de ensino, aos equipamentos de saúde, cultura, desporto e comércio mais próximos, e ainda aos transportes públicos. Assim, em 2023, haverá mais 21 camas para estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço (ESDL), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O autarca de Melgaço, Manoel Batista, considerou que este “projeto que visa reforçar no concelho a oferta de camas para estudantes e, por outro lado, que é consistente com uma política de reabilitação do nosso património” e adiantou que “o corpo principal do edifício será completamente preservado, sendo apenas demolido o alpendre”, sem valor arquitetónico.
Este projeto, alinhado com a Estratégia Local de Habitação do concelho de Melgaço, responde à procura potencial de cada vez mais estudantes, bem como, no que diz respeito a uma poupança significativa nos tempos médios de deslocação pendular diária. Para além disso, tem o objetivo de criar melhores condições aos jovens que procuram ver as suas necessidades satisfeitas no que toca ao conforto e qualidade de habitação a preços acessíveis.
O concelho de Melgaços tem apostado em reforçar a oferta do alojamento estudantil da ESDL, sendo que, em 2021, apresentou à Assembleia da República, a tenção de realizar um protocolo com o IPVC, ao abrigo do qual a autarquia atribuirá um apoio a esta instituição para que a mesma possa arrendar um terreno para a instalação de bungalows para alojamento dos alunos da ESDL.