Caves Graham’s juntam-se ao roteiro do Open House Porto
O Open House Porto está de regresso para preencher o teu fim de semana, dias 2 e 3 de julho, e as as Caves Graham’s – detidas pela Symington Family Estates – são um dos locais que pode ser visitado gratuitamente. Este ano com um tema mais familiar e caseiro, esta que é a 7ª edição que conta com a curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, apresenta como tema “Casa” e pretende “(re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade”, com mais de 70 espaços para visitar dos municípios do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Maia.
Se queres ficar a conhecer a arquitetura e os princípios seguidos na reabilitação deste armazém histórico esta é a oportunidade perfeita. As Caves Graham’s, localizadas na Rua do Agro, em Vila Nova de Gaia, apresentam duas opções de visitas: acompanhadas e comentadas. As primeiras, realizadas em grupo e orientadas pela equipa de voluntários da iniciativa, vão decorrer no sábado e no domingo, das 10h00 às 14h00. Já as visitas comentadas vão contar com a presença do arquiteto Luís Loureiro (no sábado, às 15h00), que foi responsável, em 2013, pelo projeto de reabilitação do armazém de envelhecimento das Caves Graham’s, e do arquiteto Vítor Pinho (no domingo, às 15h00), que integra a equipa técnica da gestão de património da Symington.
A histórias destas caves transporta-nos durante três séculos e, atualmente, o lodge da reconhecida casa de vinho do Porto armazena mais de 3.200 cascos de Vinho do Porto, bem como mais do que o equivalente a 2.000 pipas em tonéis e balseiros de carvalho, apresentando ainda extensas garrafeiras de vinho do Porto Vintage. Por se localizarem num ponto dominante da zona histórica de Vila Nova de Gaia, a curta distância do oceano Atlântico, o Centro de Enoturismo da Graham’s permite que quem as visita tenha uma vista privilegiada da cidade do Porto.
A Symington Family Estates, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são os mais famosos produtores de vinho do Porto e têm um elevado compromisso com a região, a população e a paixão em produzir vinho. Em 2019, a empresa alcançou a certificação B Corporation, devido aos elevados padrões de responsabilidade social e ambiental que praticam através do grande investimento que efetuaram nas vinhas, sendo geridas de forma sustentável.