Centro de Estudos em Fotografia de Tomar apresenta Narcisismo das Pequenas Diferenças| Dia 2 de julho | Casa dos Cubos
A terceira exposição do Ciclo em Fotografia e Território deste ano apresenta, no próximo dia 2 de julho, na Casa dos Cubos a série “Narcisismo das Pequenas Diferenças”, de Pauliana Pimentel, trabalho desenvolvido durante uma residência artística na ilha de S. Miguel, nos Açores, em 2017.
Através desta série é possível assistir ao desenvolvimento de um conjunto de linhas que já se manisfestaram em outros trabalhos de Pauliana Pimentel, como o interesse pelo retrato e pela juventude, expresso através de uma fotografia empática. Outro interesse da artista é a proximidade entre autora e visados, onde a identidade e individualidade e a diferença e performance conjugam-se para constituir uma experiência do mundo que é ao mesmo tempo estética e sensível.
Também a seleção dos locais onde os retratos foram efetuados, além de dar a conhecer algo do ambiente social do lugar e do fenómeno paisagístico da ilha, contribui para uma dimensão distintiva da individualidade dos retratados. Há uma simbiose entre expressões, gestos, linguagem corporal, ambientes, lugares e paisagem, cheia de sentidos e possibilidades, com uma carga expressiva forte.