A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) celebrou o seu 26º aniversário com uma visita ao Parlamento Europeu para apresentar o “Europa para Jovens”. Em reunião com vários eurodeputados portugueses e com o Gabinete da Comissária Europeia, Elisa Ferreira, foi apresentado o resultado da auscultação de mais de 700 jovens em 18 ações por todo o país, entre 18 e 25 de março deste ano.
O resultado dessa auscultação foi resumido no documento “Ouvir e Agir pela Juventude”. O documento revelou que 84% dos jovens entendem que a prioridade da União Europeia deveria ser a economia sustentável e a empregabilidade jovem. Os resultados mostram ainda que há uma necessidade da UE em se aproximar mais dos jovens no que toca à criação de estratégias alinhadas com as necessidades e as visões da juventude.
No ano Europeu da Juventude é importante destacar a importância da participação e da emancipação jovem bem como a cidadania europeia. O presidente da federação, Tiago Manuel Rego, explica que é preciso ouvir e agir para os jovens e integrar a sua visão no futuro da Europa, por isso a FNAJ apresentou os resultados do relatório de forma a se debater medidas para a nossa geração e revitalizar a democracia europeia.