A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA vai realizar, no próximo dia 11 de maio, o Seminário “10 anos do Perfil Curricular”, no Auditório da Biblioteca pelas 14h. O encontro, que contará com uma mesa-redonda, pretende marcar a implementação do Perfil Curricular, em 2012, e refletir sobre o impacto deste pioneiro enquadramento educativo no sucesso académico e na empregabilidade dos estudantes.
Desde 2012 que os estudantes de licenciatura e de mestrado da faculdade têm um novo calendário escolar que dispõe de um período entre semestres. Este período serve para dotar os estudantes com competências complementares – que vão desde aprender a construir um bom currículo a saber falar em público –, competências estas que podem realmente fazer a diferença e são, cada vez mais, procuradas no mercado de trabalho.
Este novo enquadramento educativo – pioneiro e inovador no país – demonstrou logo a sua eficácia nos primeiros três anos de implementação, registando-se 10% de melhoria do desempenho escolar. Dez anos passados, a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, propõe uma reflexão sobre os efeitos a longo-prazo desta mudança: o que distingue a formação destes estudantes? Quais as competências/soft skills mais procuradas no mercado? De que forma é que uma preparação académica completa pode ajudar a traçar um percurso de sucesso?
Estas e outras questões serão debatidas numa mesa-redonda moderada pela jornalista Ana Taborda e que reunirá:
· Virgílio Cruz Machado, Diretor FCT NOVA
· Alexandra Líbano Monteiro, VP People OutSystems
· Francisca Matos, Head of Employee Experience & Talent Acquisition da NOS
· Marta Quadro Brito, Alumna de Engenharia e Gestão Industrial e atualmente Brand Specialist da Amazon
· Ruy Costa, Responsável pela criação da UC Competências Transversais para Ciências e Tecnologia
· António Grilo, Responsável pela Unidade Curricular Empreendedorismo
· José Luís Câmara Leme, Responsável Pela Unidade Curricular Sociedade, Sustentabilidade e Transformação Digital
O evento, que terá lugar no Auditório da Biblioteca, é aberto a todos os interessados e tem entrada livre.