Entre os dias 21 e 24 de abril, o Festival Política regressa ao Cinema São Jorge com o tema “Desinformação”. Este festival ainda vai a Braga entre os dias 5 a 7 de maio.
O Festival Política é um espaço de encontro entre cineastas, artistas, ativistas e deputados, onde estes debatem temas pertinentes e atuais. Nesta edição, os temas que irão ser debatidos são a Desinformação e a Guerra na Europa.
Na programação de 21 a 24 de abril, o festival irá exibir 22 filmes, entre os quais “A Música Invisível”, um documentário de Tiago Pereira dedicado à música cigana; “O Teu Nome É”, de Paulo Patrício, um filme que aborda o assassinato de Gisberta Salce Jr.; e “Alcindo” de Miguel Dores, que descreve como foi a última noite de Alcindo Monteiro, em 1995.
O grande destaque desta programação, e que vai ao encontro da Desinformação, é o documentário “A Nossa Bandeira Jamais será Vermelha”, de Pablo López Guelli. Este documentário demonstra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o bloqueio informativo que existe no país.
Além da exibição de excecionais filmes, o festival contará com o espectáculo de humor “A Grande Mentira”, de Hugo van der Ding; a exposição de fotografia “Quel Pedra”, de Pauliana Valente Pimentel; a performance “Negras”, que junta Sílvia Barros na música e o colectivo Mulheres Negras Escurecidas; e o regresso presencial do debate Cara-a-Cara onde cidadãos comuns e deputados representantes dos partidos eleitos para a Assembleia de República partilharão ideias e opiniões sobre diversas temáticas.
Todas as actividades do festival são gratuitas e, de forma a garantir a acessibilidade e inclusão, são também acompanhadas por tradução em Língua Gestual Portuguesa. Contudo, será necessário a inscrição, enviando um email para participa.politica@gmail.com.
Os bilhetes para cada dia estarão disponíveis apenas no próprio dia, na bilheteira do Cinema São Jorge.
Para mais informações, clica aqui.