A 21ª edição do festival Monstra está de regresso com uma seleção de filmes de animação, baseada nos temas “A Animação Analógica e Digital” e as diferenças de imaginários entre o norte e o sul, o leste e o oeste. O festival decorre até ao próximo domingo, dia 27 de Março.
Deste festival, podemos esperar mais de 400 filmes de animação, de 46 países, considerados os melhores do mundo. Dos filmes em competição, salientamos a curta-metragem “Bestia”, de Hugo Covarrubias, que retrata a vida de uma agente secreta da DINA – Direção de Inteligência Nacional Chilena – durante a ditadura chilena; a longa-metragem “Ma Famille Afghane”, de Michaela Pavlátová, que nos narra a história de uma mulher checa que, por amor, muda-se com o seu marido para o Afeganistão; e, a nível nacional, “A Boneca de Kafka”, de Bruno Simões, onde Kafka, escritor russo, ajuda uma menina a lidar com a perda da sua boneca, escrevendo-lhe cartas.
A Bulgária é o país convidado e o departamento de Animação do Instituto Nacional da Cinematografia Búlgara faz 75 anos. Há muito por celebrar e, por isso, o festival organizou uma retrospectiva do cinema búlgaro, que é pouco divulgado no mundo, mas repleto de narrativas, estéticas e cinematográficas únicas e interessantes. Nesta retrospetiva, serão apresentadas obras dos grandes mestres da animação búlgaros, como Todor Dinov e Ivan Veselinov.
O Monstra tem, como sempre, diversas secções de cinema para todos os gostos: Monstrinha – dedicado a famílias e a escolas – ; Históricos; TerrorAnim; Triple X; e Animação Experimental. Estas sessões de cinema terão lugar no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade.
Esta edição também contará com várias exposições: “Do Outro Lado da Câmara, Os Demónios do Meu Avô”, que está no Museu da Marioneta; “Desenhos de Animação” e “10 anos BAP” – produtora de animação portuguesa – , na Sociedade das Belas Artes.
Se quiseres saber mais informações sobre a programação, horários das sessões e bilhetes, consulta aqui!