O Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato, aconteceu no passado dia 12 de março (sábado) e a Seleção Nacional Universitária de Atletismo alcançou o sexto lugar no Country Challenge, tendo o estudante-atleta Duarte Gomes, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), conquistado o quarto lugar na prova individual, informa a FADU, na nota enviada à imprensa.
Num dia marcado pela chuva intensa, a participação portuguesa posicionou-se no sexto lugar do Country Challenge – ranking da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) para classificar o desempenho geral dos estudantes-atletas por país.
No feminino, Laura Taborda (Eastern Kentucky University) ficou em 17º lugar, Sara Duarte (Escola Superior de Enfermagem do Porto) em 21º, Cátia Pereira (P.Leiria) em 25º e Rita Coelho (Politécnico de Setúbal) em 29º lugar, tendo a equipa alcançado o sexto lugar das equipas.
Já no masculino, além de Duarte Gomes (ULHT) ter ficado às portas do pódio, Ricardo Ferreira (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa) alcançou a 23ª posição, Rafael Lopes (Politécnico do Porto) a 34ª e Afonso Simão (Iscte-IUL) a 37ª, posicionando a equipa em sétimo lugar.
Na estafeta mista, Portugal ficou no décimo lugar, sendo a equipa constituída por Margarida Silva (Universidade Nova de Lisboa), Pedro Amaro (P.Porto), João Amaro e Rita Figueiredo, ambos da Universidade do Porto.
O Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato decorreu na cidade de Aveiro, tendo sido esta a primeira vez que a cidade e a Universidade de Aveiro receberam uma prova universitária à escala mundial (atribuída pela FISU, através da FADU). Estiveram presentes na competição cerca de 150 estudantes-atletas de 18 países, espalhados por todo o globo.