A iniciativa “Caravana pela Justiça Climática” – que envolve já mais de 30 organizações portuguesas sociais, ambientais, culturais e de desenvolvimento local à escala nacional, regional e local – vai percorrer cerca 400 quilómetros, da Figueira da Foz a Lisboa, de 2 a 16 de Abril, com a missão de assinalar e denunciar as várias partes do país afetadas pela crise climática.
Para além da passagem por muitos locais emblemáticos da crise climática, de Pedrogão à Cimpor, de barragens a minas, o percurso prevê ainda várias paragens para sessões de esclarecimento e outras actividades. “É uma oportunidade sem paralelo para conhecer a realidade da crise climática e ambiental em Portugal, os seus protagonistas e aqueles que arcam com as consequências da mesma”, afirma a organização, em comunicado.
Com o intuito de mobilizar pessoas para a ação pela justiça climática, para construir as pontes, alianças e energia necessária para a tarefa de travar os piores cenários das alterações climáticas, a iniciativa da Caravana tem como destino Lisboa, no dia 16 de abril, para uma manifestação na Parque das Nações.
A organização salienta a importância de participar neste programa, que quer combater “a maior crise da história da humanidade, a crise ambiental global e a sua face mais urgente: a crise climática”.
Para saberes mais informações acerca da “Caravana pela Justiça Climática”, clica aqui.