Já é conhecida a lista dos doze estudantes-atletas que irão representar Portugal no Campeonato Mundial Universitário de corta-mato da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), que decorrerá a 12 de março, em Aveiro.
Ao lote de selecionados, juntam-se mais quatro suplentes.
Do Politécnico do Porto (P.Porto), instituição de ensino superior com maior número de atletas representados na convocatória, estarão Lia Lemos e Rafael Lopes (individual) e Pedro Amaro (estafeta). Afonso Simão e Ricardo Ferreira, ambos inscritos para a prova individual, são estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, tendo o segundo participado na última edição das Universíadas, agora designadas de Jogos Mundiais Universitárias. Cátia Pereira, do Politécnico de Leiria (P.Leiria), Duarte Gomes, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Sara Duarte, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e Laura Taborda, da Eastern Kentucky University, integram também a convocatória, todos nas provas individuais.
João Amaro e Rita Figueiredo, da Universidade do Porto, juntam-se a Mariana Machado, atleta da Universidade do Minho, e a Pedro Amaro, para formarem o leque de estudantes-atletas inscritos na estafeta mista. Duarte Santos (P.Leiria), Margarida Silva (Universidade Nova de Lisboa), Mónica Silva (Instituto de Estudos Superiores de Fafe) e Samuel Rios (P.Porto) estão na lista de suplentes da convocatória.
O Campeonato Mundial Universitário de corta-mato, tutelado pela FISU e atribuído a Portugal através da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) – com acompanhamento e colaboração da Federação Portuguesa de Atletismo -, terá a Associação Académica da Universidade de Aveiro e a Universidade de Aveiro como anfitriãs, uma estreia no que respeita à organização de um evento do desporto universitário à escala mundial, por parte da academia aveirense.
Os municípios de Aveiro e Ílhavo serão parceiros nesta organização.
A lista de convocados está disponível aqui.