O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, desenvolveu a primeira bicicleta portuguesa de cargas. “Cargo Bike”, surgiu de uma parceria entre a universidade e a Verso Move, empresa nacional distinguida internacionalmente pelos seus produtos de reconhecida qualidade. “O estabelecimento deste tipo de parcerias vem reforçar o papel irreverente e inovador da nossa instituição, que mantém uma forte preocupação em dar aos seus estudantes uma experiência única e enriquecedora”, afirma Carlos Rosa, diretor do IADE.
Segundo a universidade de Santos, as “Cargo Bike” são eletricas e podem não só ser utilizadas como uma ferramenta de negócios, como também para o dia-a-dia das famílias. A sua capacidade de carga está entre os 40 e 250kg e a velocidade máxima que atinge está limitada a 25 km/h.
No âmbito deste projeto, foi realizado um concurso de ideias junto dos estudantes do terceiro ano da licenciatura de Design que, acompanhados pelos professores da disciplina de Design Industrial, deram asas à sua criatividade e desenvolveram novas adaptações e possibilidades para as bicicletas. “A criatividade e a inovação são duas características aplicadas diariamente no IADE e, dar a oportunidade a que alunos e docentes possam trabalhar juntos num projeto como a Cargo Bike que alia estas caraterísticas à funcionalidade, inovação e visão de negócio, permite que coloquem em prática todos os conteúdos aprendidos”, conclui o diretor, em comunicado.
Os três melhores projetos finais, de nove apresentados, vão ser “premiados pela sua criatividade e funcionalidade, tendo como objetivo colocar as conceções desenvolvidas em prática”, revela a universidade, acrescentando que a Verso Move vai oferecer um estágio profissional e um prémio no valor de 500 euros ao melhor projeto, recebendo também o segundo e terceiro classificados, 300 e 200 euros, respetivamente.
De acordo com o IADE, está previsto as primeiras unidades da Cargo Bike portuguesa chegarem ao mercado ainda no primeiro semestre de 2022.