O Município de Torres Vedras e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa assinaram na passada sexta feira, 4 de feveiro, um protocolo de cooperação cujo objetivo é a formação e enriquecimento das competências de autarcas, dirigentes e técnicos municipais.
Assinada pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e pela Reitora do ISCTE, Maria de Lurdes Rodrigues, esta iniciativa prevê condições especiais de acesso a cursos do ISCTE. “Destaque-se que serão garantidas, anualmente, vagas em cada mestrado destinadas a funcionários municipais, que terão acesso a descontos na propina de frequência daquele ciclo de estudos”, refere a autarquia em comunicado.
Para além da componente formativa, também a investigação faz parte deste protocolo, que contempla a criação de uma bolsa de projetos destinados a esta vertente. “Esta bolsa irá articular a produção científica do ISCTE com as necessidades do Município, que irá identificar as áreas de estudo que devem ser aprofundadas”, explica a Câmara Municipal de Torres Vedras, acrescentando que o instituto conta ainda promover “seminários itinerantes, encontros autárquicos, workshops e mostras anuais de estudos autárquicos”.
A cooperação entre as duas entidades vai possibilitar ainda aos alunos de mestrado do ISCTE usufruirem de programas de estágio no município. Adicionalmente, “o protocolo de cooperação prevê a realização de pequenos estudos de consultoria que respondam a necessidades identificadas pelo Município, ações que promovam o empreendedorismo local e a inovação empresarial e a organização de cursos de curta duração com o formato de escolas de inverno ou verão”, conclui a autarquia.