A artista portuguesa Joana Vasconcelos, a primeira mulher e artista mais jovem a expor obras no Palácio de Versalhes, vai ser condecorada na próxima sexta-feira, 4 de fevereiro, com a Ordem das Artes e das Letras pelo Governo francês.
“A Ordem das Artes e das Letras, atribuída pelo ministério da Cultura francês agracia as pessoas que se distinguiram pela sua criação no campo artístico ou literário ou pela contribuição que deram à influência das artes e das letras na França e no mundo”, explica a artista em comunicado.
“Sem nunca deixar de assumir a cultura e a tradição portuguesas como pilares fundamentais e inspirações predominantes para a sua criação artística, Joana Vasconcelos também desenvolveu uma relação de grande proximidade com os valores do pensamento e da cultura francesa”, afirma o comunicado, recordando que a artista nasceu em Paris e “cedo aprendeu a expressar-se língua francesa”. Este ano, Joana Vasconcelos integra a Temporada Cruzada entre Portugal e França, que começa no dia 14 de fevereiro e estende-se até outubro.
Quanto à cerimónia de entrega das insígnias, estas serão entregues pela embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, na Embaixada de França, em Lisboa.