“Levar, doar, ler, devolver” é o mote que inspirou a iniciativa da Altice Portugal: transformar cabines telefónicas antigas em microbibliotecas. Através de parcerias estabelecidas, a Fundação requalifica cabines em desuso e adapta-as, de forma ao antigo telefone público dar lugar aos livros.
O conceito é simples, basta levar um livro e trazer outro!
Tratam-se de espaços de “democratização do acesso à Educação e à Cultura (que têm como foco) estreitar laços comunitários, exercitar a cidadania e fomentar a leitura num local totalmente inesperado”, refere em comunicado a Altice Portugal.
Para Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, “os livros e a leitura têm um valor incalculável para o nosso desenvolvimento enquanto cidadãos, ao incentivarem o pensamento crítico e a reflexão”. Numa tentativa de valorizar a leitura e proporcionar o seu acesso universal, os objectivos deste projeto passam por proporcionar nada menos do que um “espaço de difusão da leitura ao serviço das comunidades” e acentuar as desigualdades territoriais no que respeita às oportunidades.
Donas de uma dinâmica leve e informal, as cabines de leitura da Altice têm conquistado a população das mais de 45 cidades onde se encontram. A última inauguração foi em Almodôvar. Quanto a ti, já viste alguma?