Amanhã, terça-feira, dia 21 de dezembro, irá decorrer a cerimónia de lançamento da 2ª Edição do Programa UPskill – Digital Skills & Jobs, nas instalações da Startup Sintra, onde decorre a formação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Esta iniciativa nacional de requalificação para as TIC, que reúne Empresas, através da APDC, Estado e Academia, procura responder à crescente procura de talento por parte das organizações, e à escassez de profissionais de TIC no mercado, essencial para a transição digital. Enquanto, promove a requalificação de desempregados ou pessoas em situação de subemprego para áreas de grande empregabilidade.
Até ao momento, já foram registadas cerca de 4 mil candidaturas à 2ª edição do UPskill, que decorrerá por ciclos de formação e tem como ambição, nesta edição, formar um total de mais de mil pessoas, de acordo com as necessidades de talento já reportadas pelas Empresas que aderiram ao Programa.
Está previsto o lançamento de 50 ações de formação em diferentes tecnologias, envolvendo 12 instituições de Ensino Superior em 12 cidades do Continente, no litoral e no interior. As áreas de formação, onde as empresas identificaram necessidades, abrangem nomeadamente a programação, gestão de ambientes cloud, redes, plataformas CRM, plataformas ERP e plataformas de gestão bancária e seguros.
> Resultados da 1ª Edição
O sucesso da 1ª edição resultou, até agora, na contratação de 272 pessoas, número que pode vir a aumentar, uma vez que ainda há formandos em contexto real de trabalho a concluir a sua formação. A média de idades dos formandos desta edição é de 32 anos, destacando-se várias pessoas acima dos 50. As mulheres representaram cerca de 25% do total, uma percentagem acima da média nacional.