“LÎla”, da bailarina e coreógrafa Lua Carreira, é o espetáculo que chega ao palco do Teatro Ibérico, dia 6 e 7 de novembro, com música e dança ao vivo, através de um diálogo entre duas guitarras e dois bailarinos, que criam uma performance livre e improvisada para celebrar a autenticidade do ser humano. Integrada no Festival Solos Ibéricos, o espetáculo apresenta-se no primeiro dia às 21h00 e no segundo às 17h00, sessão que será também transmitida online, para que qualquer pessoa a possa ver em qualquer lugar.
“Lîla” é uma reflexão sobre a vida humana e as suas relações, que tem como pano de fundo a partilha entre quatro artistas, cada um com um ponto de vista diferente sobre o meio envolvente. A estrutura da peça desafia a relação corporal dos performers com o espaço e tempo, através de diversas situações que vão ocorrendo do início ao fim, levando o público numa viagem pela descoberta dos seus sentidos.
“O festival “Solos Ibéricos” é um projeto que tem como principal missão juntar artistas de diferentes pontos da Península Ibérica e experiências diversas num único palco, para partilharem a sua arte, que pode ser relacionada com dança, teatro, música, novo circo ou até clown. Esta partilha é também muito vincada em “Lîla”, razão pela qual fez todo o sentido inseri-lo no Festival. Este é um espetáculo que, através da dança e música, apela a todos os sentidos, levando o espectador numa viagem sobre a interrogação do seu próprio ser”, explica Rita Costa, Diretora do Teatro Ibérico e do Festival Solos Ibéricos.
Para que todos os interessados possam ter contacto com a produção, a transmissão em direto e online no dia 7 vem permitir que todos os amantes de cultura possam assistir ao espetáculo, a partir de qualquer lugar e ao mesmo tempo que é apresentado no Teatro Ibérico.
Depois desta peça, o festival “Solos Ibéricos” conta também, no fim de semana seguinte, com a peça “Em Busca de um Neto”, de Rita Rodrigues, pensada para os mais novos. De seguida, é a vez de “Of Artemis and Monsters”, espetáculo que revela o talento espanhol e que se apresenta no terceiro fim de semana na iniciativa. Para terminar o Festival, a Associação Cães do Mar apresenta uma criação que junta mímica, música, dança, clown e comédia em “Os Amores Encardidos de Padi e Balbina”.
“Lîla” sobe ao palco histórico do Teatro Ibérico às 21h00 de sábado e às 17h de domingo, no primeiro fim de semana de novembro. Os bilhetes, com um custo de 10€, estão disponíveis na Ticketline, nos locais habituais e na bilheteira do próprio teatro nos dias dos espetáculos. As reservas podem ser feitas através do e-mail bilheteira@teatroiberico.org. Os bilhetes para a transmissão online podem ser adquiridos através da Ticketline Livestream e têm um custo de 7.50€.