Azores 2027 é um programa piloto que oferece residência a artistas de todas as matérias artísticas, decorrendo nas nove ilhas dos Açores. O projeto surge como comprovação da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura, onde a verba para a candidatura vencedora é de 25 milhões de euros.
“Esta convocatória, definida em conjunto com agentes de cada ilha, serve de convite a artistas interessados em colaborar com as comunidades locais, atuando como facilitadores de experiências e de objetos artísticos.”
Vão ser escolhidos nove projetos de artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal que depois vão ter direito a dez dias de residência artística numa das nove ilhas açorianas, sendo também oferecido um cachê de 1500 euros e uma bolsa de produção de até 1000 euros, para além de transporte, alimentação e alojamento. Ao fazerem a candidatura, os artistas devem indicar a ilha onde estão interessados em ir e é permitido o “cruzamento de áreas artísticas, como: literatura, teatro, dança, performance, novo circo, artes de rua, fotografia, escultura, instalação, pintura, arquitetura, vídeo e cinema”. Podes candidatar-te até ao dia 31 de agosto sendo que os resultados são conhecidos no dia 15 de setembro.