A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição mais sustentável em Portugal e a 21ª do mundo, de acordo com a terceira edição do ranking The Times Higher Education Impact Rankings 2021, divulgado hoje. Com um score total de 92.7 em 100, a UC foi a instituição com um melhor desempenho global em Portugal no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Foi no cumprimento do ODS 2- Erradicar a Fome– que a Universidade de Coimbra obteve uma melhor classificação, sendo considerada a terceira melhor universidade do mundo no cumprimento deste objetivo.
Além do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2, a Universidade de Coimbra destacou-se também no cumprimento do ODS 9- Indústria, Inovação e Infraestruturas- ocupando a 13ª posição a nível mundial.
Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável onde a UC obteve um melhor desempenho temos ainda o ODS 3- Saúde de Qualidade, onde a instituição ocupa o 44º lugar a nível mundial.
“Estes resultados são um motivo de orgulho e de incentivo mas são tão encorajadores quanto desafiantes porque há muito mais caminho por percorrer do que aquele que já foi trilhado”, revela Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra. “Criar consciência social, dar o exemplo e congregar esforços são fundamentais para que os objetivos coletivos sejam atingidos, envolvendo os nossos estudantes para quem o amanhã irá ser o mundo em que terão de viver”, acrescenta.
O The Times Higher Education Impact Rankings tem como objetivo medir o sucesso global das universidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No total, o The Times Higher Education Impact Rankings contabiliza 18 rankings: um ranking por ODS e um ranking global. A Universidade de Coimbra encontra-se no top 100 mundial em nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para estes rankings é analisada a forma como a investigação, o ensino e a gestão das instituições contribuem para o alcance dos ODS definidos pelas Nações Unidas, constituindo-se como o único instrumento mundial de avaliação destes compromissos.