Após o aparecimento das vacinas criadas pela Moderna e pela Pfizer/BioNTech, chega em breve a Portugal a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca e passará a ser administrada no país durante as próximas semanas.
“Chegarão cerca de 113 mil doses, salvo erro, no dia 09 de fevereiro”, adiantou à SIC Notícias Francisco Ramos, coordenador da ‘taskforce’ e responsável pelo plano de vacinação.
Esta é a terceira vacina autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) para circular no mercado e foi recomendada a todas as pessoas com mais de 18 anos, decisão acordada nesta sexta-feira passada.Francisco Ramos referiu ainda que este domingo, 31 de Janeiro vão ficar disponíveis em Portugal cerca de 10.800 doses da Moderna e 80 mil da vacina da Pfizer/BioNTech esta segunda-feira.
Paralelamente, no próximo mês de Março é possível que a vacina da Janssen , desenvolvida pela farmacêutica americana Johnson & Johnson seja autorizada e o coordenador da ‘taskforce’ mostrou-se expectante, pois esta poderá contribuir para o reforço da vacinação no país durante o segundo trimestre.
O país registou ao dia de ontem mais 293 mortes derivadas da covid-19 e 12.435 casos de infeção, totalizando 5.000 mortes no mês de janeiro, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Em Portugal já morreram 12.179 pessoas dos 711.081 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.