O oitavo decreto do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19 entra hoje, dia 8 de janeiro, em vigor e estender-se-á até dia 15. Excecionalmente, este estado de emergência terá a duração de apenas uma semana, em vez dos habituais 15 dias.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, justificou a exceção com o facto de não ser possível “realizar antes de meados de janeiro uma nova reunião com os especialistas, com dados significativos da evolução” da pandemia. A reunião que determinará as regras do possível seguinte estado de emergência realizar-se-á na próxima terça-feira, dia 12 de janeiro.
Mas então o que muda nesta semana?
Durante os dias de semana as restrições permanecem iguais às do estado de emergência que vigorou até às 23h59 de ontem. As mais severas — em vigor nos municípios com níveis de risco extremo e muito elevado — consistem no recolher obrigatório entre as 23h e as 5h e na fiscalização do teletrabalho. Ao fim de semana, o recolher passa a ser obrigatório às 13h e a maioria do comércio tem também de encerrar a essa hora.
No próximo fim de semana (já amanhã) estas medidas alargam-se a praticamente todo o território nacional. A exceção são 25 concelhos que registaram menos de 240 novos casos por 100 mil habitantes no acumulado dos últimos 14 dias.
O meu concelho está fora das medidas mais restritivas?
Podes ver nesta lista, mas não te esqueças que esta só estará em vigor até dia 15. O primeiro-ministro, António Costa, afirmou em conferência de imprensa que, se o número de novos casos continuar a rondar os 10 mil por dia (na quarta-feira foram 10.027 e ontem 9.927), o país pode avançar para “um cenário semelhante ao de março”.
- Alcoutim;
- Aljezur;
- Almeida;
- Arronches;
- Barrancos;
- Carrazeda de Ansiães;
- Castanheira de Pêra;
- Castelo de Vide;
- Coruche;
- Ferreira do Alentejo;
- Freixo de Espada à Cinta;
- Lagoa;
- Manteigas;
- Monchique;
- Odemira;
- Pampilhosa da Serra;
- Proença-a-Nova;
- Resende;
- Santiago do Cacém;
- Sardoal;
- Sernancelhe;
- Sines;
- Torre de Moncorvo;
- Vila de Rei;
- Vila do Bispo.