O projeto europeu de transferência de boas práticas na área da economia azul, BluAct, pretende apoiar startups e ideias empreendedoras relacionados com a economia do mar.
“Matosinhos procura, até 9 de fevereiro, projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia de negócio e empresas já legalmente constituídas, com menos de quatro anos, que possuam impacto significativo na economia do mar”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.
As ideias de negócio podem ser submetidas por empreendedores até 9 de fevereiro.
Turismo, desporto, moda, investigação, formação ou outros são as áreas nas quais podem surgir as ideias, desde que estejam relacionadas com a a economia do mar.
O projeto foi apresentado a 20 de janiero, no UPTEC Mar, em Leça da Palmeira, e envolve sete cidades europeias: Matosinhos (Portugal), Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).
Depois de apresentadas as candidaturas, vão ser selecionadas as 10 melhores ideias.
A 2 de março são anunciados os três melhores projetos.
“O prémio final consiste na realização de um programa de aceleração e incubação, durante um ano, no UPTEC Mar, em Leça da Palmeira”, pode ler-se na mesma nota enviada à redação.
Existe ainda um prémio extra patrocinado pelo Super Bock Group, no valor máximo de 5 mil euros, para os projetos empresariais vocacionados para a sustentabilidade e economia circular.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário online disponível aqui.