O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) vai reunir-se na Universidade do Algarve (UAlg), de 27 de janeiro a 1 de fevereiro de 2020.
São esperados cerca de 300 especialistas mundiais em alterações climáticas, no âmbito da reunião de trabalho organizada pelo IPCC.
A ciência física das mudanças climáticas, os impactos, adaptação e vulnerabilidade e a mitigação das mudanças climáticas são os focos do encontro marcado para o próximo ano.
A reunião é organizada pela Universidade do Algarve e pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), a convite do Ministério do Mar.
“Desta reunião, em Faro, na Universidade do Algarve, sairão as contribuições do Grupo de Trabalho II, que analisará os impactos, adaptação e vulnerabilidade às mudanças climáticas, para a redação do Sexto Relatório de Avaliação”, explica a Universidade do Algarve, em comunicado.
O documento vai fornecer uma avaliação sobre os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas e sistemas humanos, assim como as suas vulnerabilidades. Para além disso, e segundo a mesma nota enviada à redação da Mais Superior, também serão analisadas as capacidades e os limites dos sistemas e as opções para reduzir riscos associados ao clima e criar um futuro sustentável.
O IPCC foi criado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas que afetam o mundo, apontando as suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e para o meio ambiente, sugerindo maneiras de combater os problemas.
[Imagem: Universidade do Algarve]