O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa do governo que permite a participação de jovens, com idades entre os 14 e os 30 anos, que queiram apresentar projetos de investimento público.
Os resultados desta iniciativa foram divulgados, após votação pública no mês de agosto. E o objetivo será agora a partilha entre os sete vencedores de um orçamento de 500 mil euros.
O foco dos participantes tinha de estar em temas específicos como a educação formal e não formal, emprego, habitação, saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, governação e participação e igualdade e inclusão social.
Todos os que participaram tinham também de atender ao facto de que o montante máximo atribuído a cada projeto não poderia ir além dos 100 mil euros e não era válida a construção de infraestruturas, sendo que se deveria beneficiar mais do que um município e ser tecnicamente executável.
Os projetos vencedores deste ano foram:
- Portugal ECOntigo – Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Filipa Silva
- PLÁSICO ZERO – Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Eva Claro
- Centro de Recuperação e Investigação do Camaleão do Algarve
– Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Miguel Villa de Brito - JAH Moment Projeto de Inclusão Social – Igualdade e Inclusão Social – Nuno Alóvia de Almeida
- Precious Plastic Aveiro – Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Liliana Macedo
- Feira da Cultura Cigana – Igualdade e Inclusão Social – Soraia
- Fortalecer o Voluntariado Bombeiro Jovem – Educação Formal e Não Formal – Diogo Filipe Machado de Almeida
Podes consultar aqui especificamente os projetos vencedores e em que é que eles se vão focar nos próximos tempos.
[Imagem: Pexels]