A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço, vai ministrar o Curso Técnico Superior Profissional em Trabalhos em Altura e Acesso por Cordas (de Nível V), no próximo ano letivo.
Este é o primeiro curso universitário e será lecionado em Melgaço, com condições de excelência para a prática do desporto.
“Já temos várias candidaturas submetidas por parte de alunos interessados em frequentar o curso perante um setor em franco crescimento”, conta, em comunicado, o Coordenador de Curso, Joel Pereira, afirmando de que este curso “vem responder às necessidades do mercado, num setor que atualmente tem uma expressão significativa a nível nacional, mas também a nível internacional, com salários muitas das vezes elevadíssimos”.
A formação destes técnicos vai permitir assegurar elevados níveis de segurança na realização dos trabalhos – no âmbito desportivo ou industrial.
“Temos excelentes condições para a prática deste curso. Para os desportos de natureza e para o desporto em si! Não temos dúvidas de que o curso será muito bem-sucedido”, clarifica autarca Manoel Batista, acrescentando que a escola “tem feito um trabalho brilhante. É uma referência enquanto local de formação e produção científica, sendo palco de eventos de nível internacional”.
O novo curso da ESDL pretende dotar o aluno de ferramentas que permitam conceber, planear, organizar ou acompanhar tarefas que envolvam a realização de trabalhos em altura bem como utilizar técnicas de resgate e movimentação de objetos em locais confinados ou de difícil acesso.
O curso terá duração de dois anos e segue os referenciais de formação internacionais, nomeadamente os referenciais IRATA – Industrial Rope Access Trade Association, associação líder no mercado do Acesso por Cordas.
A primeira turma deverá ser constituída por alunos que tenham concluído o Ensino Secundário e por trabalhadores de empresas que pretendam especializar-se nesta área.
As candidaturas estão abertas aqui até 31 de agosto.
[Imagem: Câmara Municipal de Melgaço]