O nome do Programa é Apostar em TI – e oferece um estágio remunerado de 9 meses em empresas parceiras aos formandos que terminem com aprovação a fase letiva.
Sabias que o Setor das Tecnologias de Informação tem níveis muito altos de empregabilidade? É fácil de entender, se pensarmos em como o mundo se está a tornar cada vez mais digital…
Este programa surge como resposta à grande escassez de profissionais qualificados que as empresas da área das Tecnologias de Informação (TI) enfrentam. O Apostar em TI tem como destinatários todas as pessoas com apetência para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e motivadas para a reconversão das suas competências profissionais.
A evolução da transformação digital tem vindo a agudizar a escassez crescente de profissionais especializados no setor das TI em todo o mundo. A profissão de programador figura no ranking das 8 profissões com os níveis de empregabilidade mais elevados em todo o mundo. Especificamente, o segmento dos sistemas embebidos destaca-se como o de maior crescimento à escala global.
O Apostar em TI tem em linha de conta todos estes pressupostos e pretende reconverter pessoas provenientes de diferentes backgrounds, desenvolvendo competências e conhecimentos que abrem as portas e possibilitam a integração profissional neste mercado com futuro!
As inscrições do Apostar em TI já estão abertas e irão prolongar-se até ao dia 28 de janeiro de 2019. Podem candidatar-se todos os indivíduos que acreditem possuir as caraterísticas adequadas para uma carreira na área das TI’s – boa capacidade de raciocínio lógico-matemático, afinidade e motivação para a área; boa capacidade de comunicação e de trabalho em equipa; conhecimentos da língua inglesa; maturidade e motivação para cumprir um programa muito exigente; disponibilidade total para frequentar a formação e o estágio.
Todos os candidatos devem, ainda, cumprir uma das seguintes condições:
- ter Curso de Especialização Tecnológica (CET’s) ou Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP’s),
- com frequência (atual ou passada) de ensino superior,
- ter Curso Superior (independentemente da área de formação).
Desenhado e promovido pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e várias empresas na área das TI’s, o Apostar em TI tem a duração total de 14 meses, sendo 5 dos quais fase letiva a decorrer no ISEC, e 9 dos quais fase de estágio numa das empresas parceiras deste projeto. O estágio remunerado (valor mínimo mensal de 750€) está garantido para todos os formandos com aprovação na fase letiva. O Apostar em TI decorrerá entre fevereiro de 2019 (data de início da fase letiva) e junho de 2020.
O plano curricular da 2ª edição do Apostar em TI é focado em Programação C/C++ para Sistemas Embebidos (sistemas integrados em dispositivos eletrónicos, por exemplo automóveis, equipamentos médicos, etc.) e foi desenhado em parceria entre o ISEC e as empresas.
Datas-chave do Apostar em TI
- 28 de janeiro 2019 – encerramento das candidaturas
- até 11 de fevereiro 2019 – provas, entrevistas e seleção de candidatos
- 12 de fevereiro 2019 – comunicação dos candidatos selecionados
- 15 de fevereiro 2019 – início da fase letiva do Apostar em TI
- setembro 2019 a junho 2020 – estágio em empresa
Mais informação disponível em: http://www.apostaremti.pt
[Foto: Valkiria’s]