É assinado amanhã um protocolo de parceria para a criação de uma rede de Academias Microsoft nos institutos politécnicos portugueses.
Será na sede da Microsoft, em Lisboa, que representantes da tecnológica e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) vão celebrar uma parceria que tem como objetivo aumentar as competências digitais dos alunos formados nos politécnicos portugueses.
A rede de Academias Microsoft vai proporcionar educação tecnológica, competências e certificações em tecnologia reconhecidas pela indústria, valências que, a curto prazo, vão tornar estes alunos mais preparados para o mercado de trabalho.
A celebração desta cooperação ganha especial relevância por se realizar na semana em que o Movimento Código Portugal promove a iniciativa Código das Estrelas. O Movimento Código Portugal é uma campanha de mobilização nacional de consciencialização para a importância da literacia digital e computacional, e pretende estimular o desenvolvimento das competências associadas ao pensamento computacional, que se configura como uma nova forma de literacia para o século XXI.
Durante a sessão de amanhã, os alunos das instituições de ensino politécnico vão ainda participar no Imagine IT Challenge, onde vão ter que resolver um problema real recorrendo à tecnologia.