A DECO analisou os preços de 2 mil produtos de lojas online, e concluiu que algumas sobem os preços antes de aplicarem o suposto desconto. E lançou uma app onde podes comprovar isso mesmo, antes de comprares.
Amanhã é Black Friday, um dia globalmente reconhecido pelas promessas de descontos incríveis. Mas como em tudo o que é propaganda, é importante verificar. A Associação Portuguesa para a Defesa dos Direitos do Consumidor (DECO) defende que, de entre todas as promoções anunciadas, umas valem a pena e outras nem tanto.
Isto porque, depois de analisar os preços de quase 2 mil produtos de lojas online, a DECO concluiu que, antes e durante o período de descontos, algumas lojas chegam a subir os preços dos seus produtos em 10%, para depois “descontarem” esse valor, induzindo o consumidor a acreditar que está a poupar, quando na verdade não está.
Há já vários anos que a DECO alerta para esta situação. Este ano foi ainda mais longe, ao disponibilizar uma nova ferramenta online, a partir da qual podemos saber a variação dos preços nos últimos 30 dias, para o produto que queremos comprar.
De acordo com a DECO, a caixa de pesquisa funciona “com o link completo apresentado na página onde encontraste o produto”. Também podes colocar o nome da loja e do produto e procurá-lo dessa forma. Depois, clica no botão para verificar se o preço é imperdível ou se é “Black Fraude”, sugere ainda a DECO, alertando para “o semáforo vermelho. Se ele aparecer, é porque o preço aumentou dias antes ou é superior ao preço médio praticado nessa loja nos últimos 30 dias”.