A Francesinha na Baixa está a decorrer até 9 de outubro na cidade do Porto, com ofertas que vão do mais tradicional ao mais experimentalista.
São mais de 20 as propostas de francesinha que estão a ser servidas na Praça D. João I, no Porto, e quatro chefes de nomeada prometem reinterpretar este prato tipicamente portuense, em versões com pato, tofu e presunto de Parma.
Estas variações da francesinha são exploradas em sessões de cozinha ao vivo, onde o principal desafio dos chefes convidados é reinterpretar esta iguaria. Por cozinhar estão ainda Álvaro Mendes, que traz duas interpretações na sua apresentação de 7 de outubro, às 21h30: uma vegan, com três tipos de cogumelos e frutos secos, e outra de tofu.
Luís Américo fecha o ciclo de sessões de cozinha ao vivo no dia 8 de outubro, às 21h30, com uma francesinha inspirada em Itália. Mortadela de Bolonha, pepperoni, mozzarella fresca, presunto de Parma e ciabatta serão os ingredientes utilizados.
Em paralelo, cinco das mais conceituadas cervejarias portuenses – Café Santiago, Capa Negra, Cufra, Porto Beer e Madureira’s – confecionam mais de 20 versões da famosa francesinha.
Francesinha na Baixa está em funcionamento permanente das 12 às 24 horas, na Praça D. João I, no Porto. A entrada tem um valor de 3 euros por pessoa, com oferta de uma cerveja Super Bock Original. De segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas, a entrada é gratuita. As crianças até aos 12 anos têm também entrada livre, sendo que o evento tem disponíveis menus infantis.
[Foto: Organização]