As curtas-metragens dos alunos da Licenciatura Arte Multimédia – vertente de Animação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, vão ser exibidas em 51 sessões cinematográficas e 48 localidades.
Entre junho e setembro, diversas vilas e aldeias do país vão receber sessões de cinema, com o objetivo de aproximar a população do cinema português, sobretudo aquela que vive em municípios que não têm oferta cinematográfica regular. Haverá mostras gratuitas de diversas obras nacionais de elevado reconhecimento e popularidade, em 48 localidades diferentes, antecedidas da exibição de curtas-metragens de animação, realizadas pelos alunos da Licenciatura Arte Multimédia – vertente de Animação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Inspiradas na obra de Rafael Bordalo Pinheiro, estas curtas foram realizadas por Daniela Fortuna, Filipa Braz, João Serrano, Pedro Malaca e Tânia Ferrão, quatro delas com música de Filipe Raposo e sonoplastia de Fernando Fadiga. A exibição está inserida na comemoração dos 170 anos do nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro e nos 100 anos do Museu Bordalo Pinheiro e resulta de uma parceria entre o ICA, a Câmara Municipal de Lisboa, a FBAUL e o Museu.
As Câmaras Municipais envolvidas são: Condeixa, Borba, Évora, Fornos de Algodres, Mação, Mêda, Mirandela, Murça, Oleiros, Arronches e São Brás de Alportel.
Sabe mais no site da iniciativa, ou na página oficial de Facebook.
[Foto: Divulgação]