Lembras-te dos baldes de água gelada que fizeram furor na internet no ano passado? Há uma entidade que aposta agora em trazê-los de volta, por uma boa causa. Vais molhar-te outra vez?
Foi uma das grandes sensações na internet no ano passado, e encharcou milhões de pessoas que, pelo mundo fora, se quiseram associar a uma moda que tinha na sua base um objetivo solidário de contribuir financeiramente para a investigação para a cura de doenças como o cancro ou a Esclerose Lateral Amiotrófica. Agora, a APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, está apostada em trazer este desafio de volta às nossas páginas de Facebook.
Tudo porque para esta doença não foi ainda encontrada qualquer cura, existindo apenas a decorrer projetos de investigação – a nível nacional e internacional – que desenvolvem estudos nesse sentido. Um deles – o Project MinE – é um projeto europeu que promove a investigação científica em Esclerose Lateral Amiotrófica, com o objetivo, no caso português, de estudar o genoma humano de cerca de 200 doentes, e de 100 casos de controlo.
Para que esta entidade possa realizar este projeto, precisa de apoios financeiros. E por isso decidiu voltar a desafiar-te a criar uma nova corrente Ice Bucket Challenge. Em 2014, a APELA conseguiu angariar cerca de 200 mil euros, sendo que 50 mil foram canalizados para suprir as necessidades financeiras que a implementação do Projeto MinE, em Portugal, implicaria.
Ainda assim, os recursos angariados continuam a ser poucos, tendo em conta o número de doentes inicialmente estimados (200).
Apoia esta iniciativa e toca a encharcar alguém!