Há um novo programa de investigação da Católica Porto que aposta na fusão da cultura com as novas tecnologias, combinando media emergentes, ciências computacionais, engenharia, música eletrónica e arte digital.
Tem a designação Media Arts and Technology e possibilita-te aprender a trabalhar no ramo das artes, com base em conhecimentos na área científica e tecnológica. Desenvolvido pela Escola das Artes da Católica Porto e criado em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, esta formação pretende ensinar a conjugar a cultura e as artes com as novas tecnologias.
Para que percebas melhor do que estamos a falar, damos-te exemplos de projetos já desenvolvidos, como a criação de música original, totalmente gerada por computador. Os investigadores concluíram que, através de modelos matemáticos – autómatos celulares – é possível simular sistemas naturais, que permitem a análise de padrões complexos a partir de uma formulação simplificada.
Estes autómatos celulares oferecem perspetivas interessantes para a composição musical uma vez que, devido à sua complexidade, permitem que a música seja executada num piano acústico Yamaha e controlado de forma computorizada.
Este programa de investigação possibilita ainda o desenvolvimento de soluções convencionais em áreas como a computação gráfica, o som e a inteligência artificial, recorrendo à inovação de várias áreas científicas e tecnológicas. O objetivo final centra-se na criação de soluções que possam ser aplicadas não só na indústria, mas também ao utilizador final.
[Foto: Católica Porto]