Opinião | Como gerir o stress da vida académica?
Gerir o stress da vida académica é um desafio constante, mas possível de superar com organização, disciplina e equilíbrio. Um dos maiores aliados contra o stress é a gestão do tempo. Saber organizar as tarefas permite estudar menos horas, com mais eficiência e alcançar melhores resultados. Isto implica aprender a dizer “não” sem culpas. Aceitar todos os convites ou responsabilidades leva inevitavelmente à sobrecarga.
Criar uma rotina traz clareza e disciplina. O foco é a base da produtividade consciente, onde o método garante progresso, mediante a divisão de grandes tarefas em blocos pequenos, fazendo uma coisa de cada vez, em detrimento de tentar lidar com tudo em simultâneo.
A energia vem do equilíbrio físico e emocional: praticar exercício, hidratação, alimentação saudável e sono reparador. O ambiente de trabalho também influencia: espaços organizados, silenciosos e livres de distrações potenciam a concentração, exigindo a adoção de estratégias simples, como utilizar auscultadores ou desligar as notificações do telemóvel.
Outro ponto essencial é gerir o uso das redes sociais. Dedicar menos tempo a observar a vida dos outros e mais a viver a própria vida proporciona bem-estar. Usar o tempo livre para desfrutar de novas experiências é uma forma de enriquecer o desenvolvimento pessoal. Importante não esquecer que a vida académica não é tudo: estar com amigos e cultivar hobbies são fundamentais. O cérebro precisa de descansar e cada pausa é uma recompensa pelo esforço.
Afinal, a falta de ação gera procrastinação e é no caminho, mais do que no destino, que encontramos o verdadeiro progresso.
Artigo de Filipa Cunha, Professora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Lusófona



































