Orçamento do Estado de 2026? As medidas para os jovens!
Incluindo propostas específicas, o Orçamento do Estado 2026 (OE 2026) promete “criar condições favoráveis e sustentáveis para que as novas gerações possam desenvolver e concretizar os seus projetos de vida — em Portugal”, combatendo “a emigração forçada pela falta de oportunidades“ e impulsionando “a retenção de talento“.
- Mobilidade e Saúde
O passe gratuito manter-se-á para “assegurar a atribuição de compensações“, sendo que a reestruturação do “Cheque-Psicólogo” e do “Cheque-Nutricionista” garantirá a promoção de estilos de vida saudáveis.
- Habitação
Com o objetivo de facilitar o acesso à primeira casa, a redução dos encargos associados diminuirá as barreiras financeiras à automatização, enquanto que o Alojamento Estudantil e o “Porta 65”, que visa apoiar o arrendamento para residência permanente, preverão um reforço.
- Impostos e Salário
Mediante o alívio da carga fiscal, o “IRS Jovem” continuará a ser aplicado nos primeiros dez anos de carreira e/ou até aos 35 anos, contemplando — ainda — um aumento de 50 euros mensais do rendimento mínimo e um incentivo à procura de trabalho — com 35% do subsídio de desemprego.



































