Dia Mundial do Não Fumador une Ensino Superior e Polícia Municipal do Porto (em ação de sensibilização)
O descarte de pontas de cigarro é proibido e a coima é custosa — 150 a 500 euros.
Promovendo (e defendendo) o compromisso social, que as tradições académicas detêm, a participação em atividades de esclarecimento torna-se num pilar fulcral na disseminação de valores e condutas — socialmente — não aceites.
Com o objetivo (agregador) de estimular o espírito cívico, a Polícia Municipal do Porto, através do Policiamento Comunitário, em parceria com a Federação Académica do Porto, realizou, a 18 de novembro, na Avenida dos Aliados — e artérias circundantes —, uma ação de sensibilização, integrada no Dia Mundial do Não Fumador — que se comemora, desde 1984, em Portugal.
Ao envolver uma enorme massa de alunos do Ensino Superior, as equipas efetivaram uma “limpeza de beatas” — com o seu término na Praça de Gomes Teixeira —, destacando os impactos ambientais e incentivando a adoção de práticas sustentáveis, que provocaram — nos transeuntes — reações de espanto, incómodo e reconhecimento.
Elogiada — amplamente — pelo público, a iniciativa — que chocou (pela positiva) — incluiu, ainda, um esforço para a desmistificação da essência das praxes, mediante uma abordagem direta e pedagógica, para a fomentação de um ambiente urbano — limpo e responsável.
Mudar comportamentos — consciencializando a sociedade — manifesta ser imperativo para o varrimento de um hábito prejudicial e nocivo.
Dia Mundial do Não Fumador une Ensino Superior e Polícia Municipal do Porto (em ação de sensibilização)