“Irreverente” regressa a Lisboa (com workshops e talks)
Com três edições de sucesso, com artistas de renome no improviso a pisarem o palco do festival, o Irreverente regressa a Lisboa para quatro dias de muitas gargalhadas e boa-disposição. De 23 a 26 de julho, o Festival Internacional de Improviso apresenta vários workshops, espetáculos, jams (palcos abertos), talks e uma feira de artistas locais, com a participação de vários artistas nacionais e internacionais.
Sob o tema “Mundos Imaginários”, a edição deste ano regressa com o Dia Test-Drive, que será inteiramente dedicado à exploração de novos workshops de improviso, proporcionando a docentes iniciantes uma plataforma para testar, explorar e partilhar as suas ideias e projetos. As atividades do Dia Test-Drive serão gratuitas.
Os participantes vão ter oportunidade de assistir a artistas de países tão distintos, como Luana Proença, do Brasil, Kathleen Rinaldi, dos Estados Unidos, Mário Abel, de Portugal, Billy Kissa, da Grécia, Rocío Barquilla, de Espanha, Soledad Cardigni, da Argentina, entre outros, num ambiente de partilha de conhecimentos, experiências e muita diversão.
Nos espetáculos, o festival recebe os ImprompTwo dos USA, ImproNation dos Países Baixos, Tom Tollenaere da Bélgica e os Coimbra Impro, de Coimbra.
Os espetáculos decorrem na histórica Academia de Santo Amaro, em Alcântara, com um custo de 20€ por noite, havendo descontos para artistas, estudantes de artes e moradores de Alcântara. Para quem deseja aprofundar os conhecimentos na arte do improviso, o festival oferece 15 workshops diferentes na Biblioteca de Alcântara. Cada workshop, com a duração de 3 horas, custa 40€ e será conduzido por artistas de renome internacional. Os bilhetes podem ser adquiridos no website do evento.
Além dos espetáculos e dos workshops, haverá também talks e jams focadas nas inúmeras possibilidades que a criatividade permite explorar. Ao longo destes quatro dias, os participantes poderão mergulhar em sessões de “Clown” no improviso, transformação da realidade a partir da cultura, o espaço entre as pessoas e os seus limites, criar mundos imaginários, mergulhar no anime e nas personagens do tarot e muito mais.
Serão 4 dias do outro mundo, 4 dias de imaginação, 4 dias intensos, mas com muito convívio e trocas de ideias à mistura.
Idealizado por André Sobral e Luana Proença e produzido pela Embuscada Associação Cultural, o Irreverente – Festival Internacional de Improviso conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.