Procrastinar: O verbo inimigo do sucesso
Medo do fracasso? Ansiedade? Perfecionismo? Baixa autoestima? A procrastinação pode ter várias origens ou motivações, mas existem diversas estratégias para a contornar com (muito) sucesso!
Uma cultura de disciplina, motivação e auto-organização são a rampa de lançamento, rumo ao topo!
A procrastinação é universal, e em algum momento ou em alguma área da nossa vida, já todos adiámos uma tarefa… mesmo sabendo que estávamos apenas a adiar o inadiável, a aumentar os níveis de stress e a boicotar o nosso próprio sucesso — seja a nível pessoal, académico ou corporativo.
Mas, afinal, porque é que procrastinamos se daí só advêm problemas e insucesso?
Procrastinar não é apenas adiar uma tarefa, sendo muitas vezes o substituir uma tarefa por outra – que não é urgente nem prioritária —, como ver televisão ou fazer scroll nas redes sociais (procrastinação passiva). Identificas-te?
Vamos a dicas, que resultam de uma combinação de estratégias motivacionais, organizacionais e emocionais para contornar este inimigo!
- Define metas claras e realistas
Define metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos e realistas (metas SMART). Assim, cria-se uma sensação de direção e propósito no estudo.
- Divisão de tarefas
O trabalho académico pode parecer – demasiadas vezes — opressivo. Por isso, a divisão de grandes tarefas em partes reduzidas, torna o processo menos intimidante e promove o começo da tarefa, em detrimento do seu adiamento.
- Recurso a técnicas de gestão do tempo
Técnicas como a Pomodoro (25 minutos de trabalho consecutivos e 5 minutos de descanso) podem aumentar a concentração e reduzir a tentação de procrastinar.
Outra técnica útil é o time-blocking, na qual se divide o dia em blocos de tempo para realizar atividades específicas.
- Organização do ambiente de estudo e criação de hábitos e rotinas
Um espaço de estudo livre de distrações — especialmente as tenológicas — promove a concentração. Outro aspeto importante é escolher horários, nos quais te sintas mais produtivo/a, e manter a rotina, para transformar o estudo em algo automático, sem a necessidade de motivação constante.
- É difícil estudar sozinho/a? Envolve-te em grupos de estudo!
Grupos de estudo criam uma atmosfera de responsabilidade mútua, pelo facto de outras pessoas dependerem da tua presença como incentivo adicional para — também elas — evitarem a procrastinação.
- Recompensas e auto-motivação
Estabelecer recompensas para quando se alcançam metas pode criar uma motivação extra.
Além disso, é importante reconhecer o progresso e comemorar pequenas vitórias!
- Técnicas de autorregulação emocional
A procrastinação muitas vezes está relacionada ao medo do fracasso, ansiedade ou falta de confiança. O recurso a estratégias para lidar com esses sentimentos, como a prática da Mindfulness ou a realização de exercícios de respiração, podem ajudar a reduzir a tendência de procrastinar.
- O digital como aliado
Apps de organização e gestão de tarefas — Trello, Todoist ou Notion — podem ajudar a planear, priorizar e organizar as tarefas, de forma mais eficiente.
- Apoio e aconselhamento
Como em tudo, há casos mais e menos graves. Procurar orientação académica ou psicológica pode ajudar a entender as causas da procrastinação e trabalhar em soluções personalizadas.