Eventos? O top 5!
Entre o panorama diversificado dos campus universitários e as paisagens pitorescas das cidades estudantis, o cosmos cultural destaca-se de norte a sul do país, com espetáculos imperdíveis e atuações memoráveis.
Agregando sons eletrizantes, harmonias intensas e gargalhadas (de tirar o fôlego), o fervor implacável transcenderá qualquer fronteira.
- “Tragédia a la Carte” | 5 a 29 de setembro, Teatro Tivoli BBVA (Lisboa), 21:00 horas
César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda — acompanhados por Guilherme Marinho, Jaume Pradas e Nuno Oliveira — regressam, com o maior fenómeno do humor de improviso, afirmando que a desgraça assumirá a premissa central.
- MOTELX | 10 a 16 de setembro, Cinema São Jorge (Lisboa)
Incluindo ferozes estreias exclusivas, revisitações de clássicos, convidados, conversas e parcerias, o alinhamento (alucinante) da 18ª edição — construído para apreciadores de terror e slasher — enfatiza “Sasquatch Sunset”, de David e Nathan Zellner, que apresenta um retrato bizarro e rigoroso da vida quotidiana de uma família de criaturas.
“Cuckoo”, “Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person”, “Your Monster” e “In a Violent Nature” juntam-se às propostas internacionais — “Oddity” (Irlanda), “Plastic Guns” (França), “The Devil’s Bath” (Áustria e Alemanha), “Exhuma” (Coreia do Sul) e “Sayara” (Turquia) — e à tradicional competição de curtas-metragens, com dez títulos em disputa.
Mas… O AI Horror Short Films Showcase e a exibição de “Cartas Telepáticas”, com recurso à Inteligência Artificial, estabelecendo uma ligação entre Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft, serão as grandes novidades.
- A.R.T. Music Festival | 13 a 15 de setembro, Estádio Municipal (Oeiras), 17:00 horas
Com um cartaz de referência — Alborosie & Shengen Clan, Alpha Blondy, Anthony B & House of Riddim, Chelsea Dinorath, Gentleman, LEO 2745, Regula e Ryu the Runner —, o certame promete dar palco ao melhor da música afro, reggae e trap.
- “Resort” | 20 de setembro, Teatro Sá da Bandeira (Porto), 21:00 horas
“Depois de dois anos de pandemia. De amores e desamores. De se endividar para cumprir o sonho da casa própria. De gerar e parir uma criança. De virar mãe solo e trabalhadora independente. De reconstruir a autoestima, voltar ao ginásio e pôr mamas de silicone. De sobreviver à privação do sono, a viroses de infantário e à toxicidade das redes sociais”.
Beatriz Gosta precisou de parar. Férias? Retiro? “Resort” pode ser tudo isso (e um burnout numa hora e pouco).
- “Não Prometemos Para Mais Ninguém” | 21 de setembro, Unidos do Tortosendo (Covilhã), 21:30 horas
Ao fim de mais de uma década de casamento e três filhas em comum, António e Catarina Raminhos decidem refletir sobre discussões, medos e segredos da vida conjunta, que “Não Prometem(os) Para Mais Ninguém”.
Existirá ciúme? Como se mantém a chama acesa? A terapia de casal é garantida!