Porto volta a ser o palco do maior evento de felicidade corporativa da Europa
A cidade do Porto volta a ser o palco da maior conferência europeia dedicada à felicidade corporativa: o Happiness Camp. O evento tem como objetivo principal desafiar o paradigma atual do mundo empresarial, marcado pelo aumento de casos de burnout e depressão, através da promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e felizes.
Organizado pela Associação Happiness Camp, o local escolhido para sediar este encontro transformador será a Alfândega do Porto, no próximo dia 17 de setembro. O Happiness Camp espera reunir cerca de 15.000 participantes de mais de 50 nacionalidades, entre profissionais e empresas.
De acordo com dados recentes da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Portugal enfrenta números alarmantes em relação à saúde mental: 16,5% da população apresenta perturbações de ansiedade, 7,9% sofrem de perturbações do humor, e doenças mentais e do comportamento representam 11,8% da carga global de doenças no país.
Desde sua criação, o Happiness Camp tem-se destacado como uma plataforma de mudança positiva. Para António Pedro Pinto, Presidente da Associação Happiness Camp e co-fundador do evento, “este ano, mais do que nunca, queremos abordar a urgência da felicidade corporativa, especialmente num momento em que os dados mostram uma realidade de degradação alarmante da saúde mental em Portugal, mas também uma crise de emigração de talento jovem, onde o burnout e a depressão predominam a realidade corporativa portuguesa,”afirma António Pedro Pinto, Presidente da Associação Happiness Camp e co-fundador e CEO do Happiness Camp.
O Happiness Camp 2024 contará com dois palcos principais, o Happy Stage e o Joyful Stage, onde serão realizadas mais de 25 palestras ministradas por especialistas internacionais e nacionais. Entre os temas abordados estarão estratégias para promover o bem-estar no local de trabalho, liderança consciente, e a experiência do colaborador.
No Happy Stage, destacam-se figuras como Lori George, Ex-Diretora Mundial de Diversidade, Equidade e Inclusão na Coca-Cola, e Jen Fisher, Diretora de Sustentabilidade Humana da Deloitte. Já no Joyful Stage, serão discutidos temas como neurodiversidade e as expectativas da geração Z por especialistas como Sonya Barlow, CEO da LMF Network.
Além das palestras, o evento incluirá os Happiness Labs, workshops práticos que oferecerão aos participantes a oportunidade de aprender e aplicar técnicas para melhorar a experiência do colaborador e a cultura organizacional. Entre as atividades planeadas estão sessões de team-building e yoga do riso, promovendo sinergias e habilidades de comunicação.
No final do evento, os participantes receberão um certificado acreditado pela Happiness Business School, reconhecendo 8 horas de formação oficial nas áreas de comunicação, liderança e saúde mental.