Alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril reinventam receitas típicas portuguesas com algas da costa
A maior (e mais antiga) Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Portugal marcará presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a decorrer entre 28 de fevereiro e 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), com dois projetos, que evidenciam a vitalidade e versatilidade do ensino da Instituição.
Como parte integrante da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico, a ESHTE estará representada pelos docentes Gilberto Costa e Miguel Brito, na Conferência da RIPTUR – Inovação e Sustentabilidade no Turismo, apresentando o e-book “Algas à Portuguesa” — uma compilação de receitas nacionais reinventadas com algas da costa, nomeadamente Bacalhau à Brás, Migas de Feijão ou Pastéis de Chaves, desenvolvidas por alunos da Licenciatura de Produção Alimentar em Restauração, bem como experiências gastronómicas dos mestrandos de Inovação em Artes e Ciências Culinárias.
O “ReWo – From Research to Working Life” será, igualmente, anunciado, visando encontrar as melhores práticas de aplicação e implementação dos resultados da investigação sobre o setor na vida profissional.
“Enquanto estamos à beira de uma nova era na Sustentabilidade Alimentar, os esforços destes jovens chefs representam mais do que apenas inovação culinária. Sinalizam, ainda, uma mudança na nossa relação com os Oceanos, demonstrando que, com engenho e respeito pela tradição, podemos criar um sistema que seja sustentável e delicioso”, argumentaram os oradores.