Estudantes do Politécnico da Guarda melhoraram competências emocionais no período pós-Covid
Os envolvidos no projeto “Desejar-Comunicar-Agir” (D-C-A) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), para promover a Saúde Mental na comunidade académica no período pós-Covid, “aumentaram a sua capacidade de autorregulação emocional e de experimentar sentimentos de compaixão e preocupação com o outro”, diminuindo os níveis de ansiedade, apreensão e desconforto em contextos interpessoais de tensão.
Tendo envolvido workshops, tertúlias, e atividades desportivas e artísticas, a iniciativa contou com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), o patrocínio da Presidência da República, e o financiamento de 32 mil euros da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
“Os resultados obtidos mostram-nos como a interação é crucial. Daí a importância de os estudantes se implicarem ativamente em demandas que impliquem colaboração, partilha, negociação e interdependência“, afirmou Odília Cavaco, Professora e Investigadora da Escola de Saúde do IPG, e Coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico.