SecureAcademy atinge marco na formação da próxima geração de “ciberguerreiros”
À medida que a tecnologia continua a avançar e o cenário de ameaças se torna cada vez mais sofisticado, as empresas estão a ser pressionadas até a um ponto de rutura. Por um lado, os cibercriminosos mudaram de velocidade nos últimos doze meses, com um aumento notável do volume e da taxa de sucesso dos ciberataques. Por outro lado, há uma falta bem documentada de profissionais qualificados, com mais de metade dos trabalhadores da cibersegurança a afirmar que a lacuna de competências pode ser pior do que a escassez total de trabalhadores, de acordo com o ISC2. Para resolver este problema, as partes interessadas – incluindo instituições de ensino, agências governamentais e empresas privadas – precisam de colaborar e desenvolver programas de formação eficazes que promovam a sensibilização para a cibersegurança.
A SecureAcademy, programa de educação da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível mundial, nasceu desta procura de percursos de formação destinados a pessoas que pretendem entrar no domínio da cibersegurança, apoiando estudantes de institutos de ensino superior e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. O programa fornece-lhes competências vitais em matéria de cibersegurança e recursos de aprendizagem. Estes cursos incluem a aquisição de experiência no mundo real em vários domínios da cibersegurança, como cloud, redes e endpoints. Embora o seu principal objetivo seja oferecer cursos gratuitos aos alunos, a missão mais ampla do programa é reduzir a escassez de trabalhadores qualificados e cumprir a promessa da Check Point de tornar a internet mais segura para todos.
Construir carreiras no domínio da cibersegurança com a SecureAcademy
Em colaboração com estes institutos de ensino superior de classe mundial, tais como a Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna (HSLU) na Europa, a Universidade de Nova Iorque (NYU) nos EUA e a Universidade Nacional de Tecnologia de Taipé, o objetivo de colocar os estudantes nas certificações SecureAcademy é que iniciem uma carreira na indústria após a licenciatura. A Check Point oferece muitas oportunidades para os indivíduos que procuram iniciar a sua jornada na cibersegurança, com uma boa progressão dentro da organização. Dois novos recrutas da Universidade da Carolina do Sul juntaram-se à empresa, tendo concluído os cursos da SecureAcademy durante os seus estudos. “A SecureAcademy cultivou um ambiente de aprendizagem profunda que me inspirou a aprofundar o domínio da cibersegurança. Estes passos guiaram-me para uma paisagem de edificação contínua e de orientação inestimável, impulsionando a excelência. Sem a SecureAcademy a iluminar o caminho, embarcar nesta viagem transformadora teria sido inimaginável”, afirma Jacob May, Vendas, Check Point Software Technologies, Américas.
“A SecureAcademy distingue-se como um programa exemplar no espaço académico/segurança cibernética ao proporcionar aos estudantes um valor ilimitado, praticamente sem custos. Um problema comum que os estudantes enfrentam nos seus anos de ensino superior é descobrir a sua paixão e encontrar um estágio para reforçar o seu currículo. No setor da cibersegurança, um tema recorrente é o feedback dos empregadores, que lamentam a falta de experiência entre os candidatos que concorrem a posições de estágio rotuladas como ‘de nível básico’. A SecureAcademy esforça-se por resolver este desafio, proporcionando aos alunos uma exposição valiosa aos fundamentos da cibersegurança no mundo real, bem como uma certificação profissional, no âmbito das suas propinas. Encontrar a sua paixão, juntamente com uma certificação acreditada, torná-lo-á um candidato atrativo e trabalhará nas suas competências de rede numa empresa da Fortune 500, tudo num semestre. Não estaria na posição em que me encontro atualmente se não tivesse frequentado o curso Check Point SecureAcademy oferecido na Universidade da Carolina do Sul há dois anos. Agradeço e estou extremamente orgulhoso de ser um aluno e funcionário da Check Point Software Technologies”, refere Aidan Silverman, Engenheiro de Segurança, Check Point Software Technologies, Américas.
Através da SecureAcademy, os estudantes têm acesso a cursos gratuitos e exames com grandes descontos, enquanto beneficiam de experiência prática com a tecnologia da Check Point para aprender a gerir as soluções no mundo real.
A SecureAcademy faz parte da organização Infinity Global Services da Check Point. A Infinity Global Services (IGS) oferece soluções de cibersegurança end-to-end que são adaptadas às necessidades dos nossos clientes, ajudam a fortalecer as suas defesas, optimizam a resposta a ameaças e elevam a maturidade da cibersegurança da organização.
A SecureAcademy atingiu agora um marco importante, tendo formado mais de 20.000 alunos através da sua rede de mais de 170 parceiros académicos em todo o mundo. No total, os estudantes dedicaram mais de 300.000 horas (ou cerca de 34 anos) ao conteúdo de ritmo próprio da SecureAcademy e aos mais de 150 cursos de certificação já lecionados, sendo que a maioria demora cerca de 24 horas a concluir. Isto vem na sequência da recente expansão do programa para o mercado canadiano com a Universidade de Calgary, a nona colaboração universitária neste país. Só em 2023, a SecureAcademy viu mais de 700 alunos certificados e prontos para ingressar no setor da cibersegurança, para iniciar ou progredir na sua carreira.