Alunos do IADE vão desenvolver aplicação para ajudar jornalistas e identificar fake news
O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, da Universidade Europeia, irá desenvolver e implementar o projeto “A Fact Checking Framework for Newsmedia”, uma aplicação que pretende facilitar o trabalho dos jornalistas e do público em geral na identificação do grau de veracidade da informação disponível, de forma a minimizar a proliferação das denominadas fake news.
Com o objetivo de utilizar a tecnologia da Google, a iniciativa, efetuada pelos discentes da Licenciatura em Creative Tecnologies, resulta da atribuição de uma Bolsa por parte da Embaixada dos EUA em Lisboa, na sequência de uma candidatura da Europeia ID, em parceria com o Diário de Notícias, que será concretizada no âmbito do modelo académico da Instituição de Ensino Superior, no qual os estudantes possuem uma aprendizagem experiencial e ativa, através da resolução de problemas em contexto real.
“É com enorme satisfação que o IADE acolhe o projeto ‘A Fact Checking Framework for Newsmedia’. A causa não nos poderia ser mais familiar: O fenómeno crescente das ‘fake news’. Estamos gratos pelo financiamento da Embaixada dos EUA, que tem um valor educativo para os nossos estudantes e um valor prático para a nossa Democracia. A disseminação de informações enganosas é prejudicial, por isso é importante unir esforços com um órgão de comunicação social credível, como o Diário de Notícias, e utilizar a tecnologia da Google para criar uma aplicação que ajude a verificar a veracidade das notícias, proporcionando, assim, uma contribuição valiosa”, afirmou Carlos Rosa, Diretor do IADE.
A decorrer durante o 1º semestre do ano letivo de 2023/2024, de outubro a fevereiro, o produto final estará acessível publicamente, podendo ser descarregado gratuitamente.