Festival Caminhos do Cinema Português regressa a Coimbra de 10 a 18 de novembro
De 10 a 18 de novembro, o Festival Caminhos do Cinema Português regressa com sessões em Coimbra, Mealhada (Cine-Teatro Messias) e Penacova (Auditório Municipal de Penacova).
A abrir o evento, a cine-performance de Ana Lua Caiano, numa homenagem à cultura popular nacional, acompanha a projeção de quatro curtas-metragens que retratam práticas laborais dos anos 20 e 30, seguindo-se duas das secções competitivas: “Seleção Caminhos”, dedicada à cinematografia de produção e co-produção, e “Seleção Ensaios”, que promove filmes, realizados em contexto académico.
Já a “Seleção Outros Olhares”, dedicada à autoria e exercício da Sétima Arte, é recebida pela Casa do Cinema coimbrense, onde serão exibidos obras internacionais, com destaque para a origem nos espaços lusófonos, e criações independentes de conotação marginal e explícita.
Masterclasses, com profissionais de renome da indústria, juntam-se a criadores no programa “Incentivar”, um espaço de diálogo, que procura impulsionar a construção de longas na Região Centro, acontecendo, ainda, o VII Simpósio Fusões no Cinema, em parceria com a Universidade Aberta, que enfatiza a Sétima Arte como veículo para a pedagogia e a inovação digital.
“O Poder das Representações”, um ciclo sobre violência sexual, com conversas com realizadores e uma mesa-redonda, no Auditório Salgado Zenha, dará lugar ao Atelier “A Fábrica”, num ambiente informal de convívio.
É com a Entrega de Prémios e o espetáculo de Helder Bruno, Compositor, Pianista e Musicólogo, que averigua a tradição da música erudita ocidental e as linguagens pop, que o evento encerra, pelas 21:30 horas, na Sala D. Afonso Henriques, do Convento de São Francisco.