Publicada norma portuguesa de Gestão Bem-Estar e Felicidade Organizacional
Cada vez mais os portugueses estão preocupados com a qualidade de vida que os ambientes profissionais em que estão inseridos proporcionam ou condicionam. Como reflexo dessa preocupação, acaba de ser publicada a Norma Portuguesa 4590 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional que tem como o objetivo principal oferecer às organizações um referencial para a implementação de políticas, programas e uma cultura que tenha em conta a saúde física e mental dos colaboradores.
Como estes são terrenos ainda pouco explorados e conhecidos, a Egas Moniz School of Health & Science arranca este mês com uma nova pós-graduação de Gestão do Bem-estar e da Felicidade Organizacional que promete fornecer as ferramentas necessárias para a implementação desta norma pioneira.
José João Mendes, Presidente da Direção da Egas Moniz School of Health & Science, refere que “esta norma pioneira é fundamental para as organizações que querem ter um impacto social positivo, sendo que é importante destacar o papel do ensino na implementação da mesma. A pós-graduação da Egas Moniz foi criada para dar resposta e oferecer um programa de ensino em que o aluno, no final do curso, tenha as habilitações necessárias que permitam introduzir estratégias neste âmbito. Estamos atentos às necessidades da sociedade e acreditamos que o ensino é uma parte fundamental para corresponder a temas emergentes como este”.
Mário Parra da Silva, Presidente da APEE, acredita que “esta norma é um importante instrumento para qualquer organização portuguesa, para que encare os seus colaboradores como um conjunto de pessoas que a escolhem pela sua cultura organizacional.”