Organização dos Jogos do Mediterrâneo de Praia 2027 é oficialmente atribuída a Portimão e Lagoa
É verdade: Portimão e Lagoa serão os Municípios organizadores da 4ª edição dos Jogos do Mediterrâneo de Praia, a decorrer entre 11 e 18 de setembro de 2027, decidiu, por aclamação, a Assembleia Geral (AG) do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), reunida em Heraklion, na ilha grega de Creta.
José Manuel Constantino, Presidente do COP, considera que a novidade “é o reconhecimento dos membros do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo da capacidade do Comité Olímpico de Portugal, juntamente com os Municípios de Portimão e Lagoa, de organizar os Jogos do Mediterrâneo de Praia. Espero que a expectativa que aqui foi criada, com a muito boa apresentação que fizemos, possa depois ter tradução na avaliação final que os participantes façam”.
“Todos os requisitos básicos e importantes estão reunidos”, disse Stratos Karetos, Líder da Comissão de Avaliação, nomeadamente “muito boas áreas de praia”, “bom número de hotéis”, “a maioria das deslocações pode ser realizada a pé“, “tradição na organização de grandes eventos internacionais”, “acessibilidade ao aeroporto de Faro“, “programa desportivo sólido” e “apoio das Federações Desportivas Nacionais“.
Assim, os atletas dos 26 Comités Olímpicos Nacionais podem preparar-se para participarem nas modalidades de Andebol, Canoagem (Mar), Futebol, Karaté (Kata), Luta, Natação (Águas Abertas), Remo (Sprint), Ténis, Vela (iQFoil e Fórmula Kite) e Voleibol, nas Praias da Rocha e Alvor (Portimão), na Praia Grande de Ferragudo (Lagoa), e no Rio Arade.