Desafia-se mulheres a entrar na área tecnológica: Ironhack e Coverflex lançam Bolsa para promover o talento feminino
Embora nos últimos anos tenham surgido iniciativas para promover a presença feminina no mundo tecnológico, dados da UNESCO mostram como apenas 35% de todos os estudantes das áreas de STEM são mulheres. Perante este contexto, a Escola Ironhack e a Coverflex, plataforma de compensação para empresas e pessoas, unem esforços para potenciar a entrada de alunas no ensino desta área, através da criação de uma bolsa que irá cobrir a totalidade das despesas de um bootcamp tecnológico a tempo inteiro (9 semanas).
Esta bolsa é destinada a qualquer mulher residente em Portugal, com ou sem formação prévia na área tecnológica, que tenha vontade de entrar no setor, mas não tenha capacidade monetária para fazer uma mudança de carreira. As candidatas poderão escolher entre três cursos focados em áreas de elevado crescimento no mercado: Desenvolvimento Web, Análise de Dados ou UX/UI Design, e selecionar o formato de ensino que preferem, presencial no Campus de Lisboa ou em remoto. O valor total da bolsa poderá variar entre 6.500€ ou 7.500€, dependendo do formato escolhido.
“Ainda há imensas barreiras culturais e sistémicas que continuam a desencorajar as mulheres de perseguir uma carreira em Tecnologia. Derrubar estes obstáculos permite-nos alcançar maior igualdade no local de trabalho, criar uma sociedade mais inclusiva, e permitirá às mulheres alavancarem o seu talento e potencial. É isso que esta parceria com a Ironhack representa para nós: a possibilidade de impulsionar novo e excelente talento em tecnologia, de mudar a vida de alguém. Acima de tudo porque sabemos que mesmo as mais pequenas iniciativas podem promover mudanças mais profundas”, sublinhou Inês Odila, Country Manager da Coverflex em Portugal.
O período de candidaturas à bolsa de estudo decorrerá até dia 15 de setembro. De forma a cumprir os critérios, as candidatas devem ter mais de 18 anos, ser fluentes em inglês, ter escolaridade mínima (9º ano completo) e dedicação e tempo para investirem no seu desenvolvimento profissional. No dia 20 de setembro será anunciada a vencedora e o curso terá início a 9 de outubro, em formato presencial, ou a 16 de outubro, em regime remoto.
Após concluírem os bootcamps, todos os alunos da Ironhack têm direito a um acompanhamento personalizado de carreira que facilitará a sua entrada no mercado de trabalho, sendo que, em média, os estudantes da escola tecnológica demoram 3 meses a encontrar emprego na área tecnológica de acordo com dados de 2022.
Candidata-te aqui.
Excelente iniciativa para promover o talento feminino nacional.