Dias quentes e menstruação: Como vencer o calor e manteres-te fresca?
O verão chegou e trouxe consigo o tempo quente, esperando-se temperaturas elevadas nos próximos dias. A verdade é que o calor escaldante pode afetar a menstruação, que é um processo natural e complexo controlado por hormonas. A INTIMINA, marca que oferece a primeira gama de produtos dedicados ao cuidado da saúde íntima feminina, esclarece!
Transpiração
O suor excessivo, principalmente em áreas sensíveis, cria um ambiente favorável para o desenvolvimento das bactérias. Mantém a frescura com uma boa higiene, banhos regulares e roupas respiráveis para evitar infeções indesejadas. Além disso, prioriza opções concebidas para recolher o fluxo menstrual em vez de o absorver, com os copos menstruais, hipoalergénicos e feitos de silicone 100% de grau médico, que oferecem até 8 horas de proteção.
Aumento do fluxo sanguíneo
A temperatura e a circulação de sangue andam sempre de mãos dadas, uma vez que os vasos sanguíneos dilatam, provocando um fluxo menstrual mais intenso. É, por isso, importante lavar o copo menstrual com mais frequência.
Ondas de calor e hormonas
Embora o calor não interfira diretamente com as hormonas, pode acelerar o metabolismo e, por conseguinte, a descamação do revestimento uterino, resultando num ciclo menstrual ligeiramente mais curto, mas sem preocupações graves.
Sintomas mais quentes
Os temidos sintomas menstruais… Sim, as elevadas temperaturas conduzem ao agravamento de cólicas, fadiga e alterações de humor. Porém, os efeitos são apenas temporários e irão diminuir, eventualmente, à medida que o corpo se regulariza. A hidratação é fundamental, assim como refeições equilibradas e leves, e exercícios ligeiros.
Ouve o teu corpo e procura orientação médica!