INTIMINA sugere posturas de Yoga para aliviar os sintomas da menstruação no verão
Para assinalar o Dia Internacional do Yoga, a INTIMINA recomenda que as mulheres conheçam o seu corpo para encontrar a melhor forma de aliviar as dores menstruais.
Durante o verão, é normal que os sintomas agravem, mas o Desporto está cá para ajudar! Treinos leves, como o Yoga, podem trazer benefícios, nomeadamente a diminuição das cólicas e o equilíbrio das emoções:
Postura do peixe
Começa deitada de costas, enquanto colocas as mãos sob os quadris. Arqueia o peito para cima e mantém a cabeça relaxada.
Postura do arco
Deitada de bruços, com os pés à largura do quadril e os braços ao lado do corpo. Ao expirar, dobra os joelhos e alcança as mãos para apoiar os tornozelos externos. Inspira e levanta os calcanhares em direção ao teto, levantando as coxas para cima e para fora do tapete, incluindo a cabeça e o peito. Levanta os calcanhares e as coxas e traz as omoplatas para a parte superior das costas. Olha para a frente, enquanto respiras suavemente. Mantém a pose por 15 a 20 segundos. Para soltar, expira e baixa lentamente as coxas antes de soltares os tornozelos e baixares as pernas e os pés. Retorna à posição inicial e relaxa.
Postura de agachamento
Agacha-te com os pés juntos e os calcanhares no chão. Mantém as palmas das mãos juntas à frente do peito e usa os cotovelos para pressionar suavemente a parte interna das coxas.
Postura do camelo
Ajoelha-te no tapete, com os joelhos afastados à largura dos quadris. Coloca as mãos nos quadris. A parte superior dos pés deve ficar plana no tapete. Alonga a coluna e inclina-te para trás, colocando as mãos nos calcanhares. Se achares difícil tocar com as mãos nos pés, dobra os dedos dos pés para levantar os calcanhares. Alonga o pescoço e deixa a cabeça enrolar para trás. Para um alongamento mais profundo, levanta um braço ao longo da orelha, enquanto apoias um calcanhar ao outro. Permanece por duas respirações e depois troca de braço. Mantém a postura durante 5 respirações.
Postura da mariposa
Uma vez sentada, junta as plantas dos pés, enquanto controlas a respiração. Podes inclinar o tronco para a frente para alongar a região lombar e permitir a abertura dos quadris.
Postura da cobra
Deita-te de bruços e descansa as mãos no tapete. Em seguida, estica os braços, levanta o tronco ligeiramente para trás e olha para o teto.
“Yoga, caminhada e natação são atividades muito benéficas para as mulheres porque permite que o corpo liberte endorfinas, uma hormona que aumenta o bem-estar e ajuda a acabar com as incómodas cólicas menstruais. No caso do Yoga, graças ao alongamento suave, estas dores são aliviadas, mas nem todos os exercícios ajudam, pois, aqueles em que a pélvis se levanta acima da cabeça são desaconselhados durante estes dias do mês. O importante é ouvir o corpo para conhecer as suas necessidades”, afirmou Pilar Ruiz, responsável de Comunicação da INTIMINA Ibérica.