IPCA entrega as Cartas de Curso a licenciados, mestres e TeSP
A Cerimónia de Entrega das Cartas de Curso contemplou os diplomados de Licenciatura, Mestrado e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP / TeSP) que, para a Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Maria José Fernandes, são “os melhores Embaixadores do IPCA”, saudando os alunos, as suas famílias e o esforço conjunto que permitiu este desfecho.
“Este dia tem ainda um encanto e sabor especial, pois, representa a vossa capacidade de resiliência e tenacidade para vencer um dos maiores desafios com que a humanidade se viu confrontada – a de lidar com uma pandemia – e o impacto que a mesma teve nas nossas vidas e na vida académica”, referiu Maria José Fernandes.
A Presidente da Associação Académica do IPCA, Mariana Lima, recebeu o diploma de Licenciatura, lembrando igualmente a necessidade de a Instituição de Ensino Superior e a AAIPCA se reinventarem nos últimos anos: “Naquele que foi um contexto de incertezas, quer o IPCA, quer nós, estudantes, continuamos convictos quanto à importância da nossa qualificação. Vimo-nos obrigados a aumentar a nossa capacidade de inovação, de entrega, de camaradagem e união”, referiu Mariana Lima lembrando, ainda que, “cada um atrás do seu ecrã acabou por ser e dar força a outros tantos estudantes e docentes, sendo a companhia e família em momentos que temíamos”.
Já Mariana Carvalho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, enalteceu o percurso notável do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, quer na oferta formativa que ministra, quer no processo de investigação que tem desenvolvido e que é reconhecido interna e externamente: “Voem alto e levem o nome do IPCA bem longe, mas quando quiserem pousar saibam que o IPCA e Barcelos estará sempre de braços abertos para vos acolher novamente”.
Também a Presidente do IPCA convidou a comunidade a continuarem ligados, seja através do prosseguimento de estudos, seja através do Gabinete de Alumni, que criou um programa de mentoria e de gestão de carreira.
Nos 28 anos de existência, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave formou 2262 estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, 5784 de Licenciatura e 788 de Mestrado, números que revelam o crescimento e evidenciam, sobretudo, o reconhecimento granjeado a nível local, regional, nacional e internacional.