Alunos da FEUP vencem competição universitária da Siemens
Uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), composta pelos alunos Rui Brito e Nuno Ferreira, sagrou-se vencedora do Accelerate Challenge, o novo desafio estudantil da Siemens que convida os jovens portugueses a refletir sobre a transição energética.
Os alunos vencedores têm direito a um estágio profissional remunerado de 12 meses numa das áreas de negócio da Siemens Portugal, bem como a uma viagem à Madeira para conhecer a solução de armazenamento de energia que a Siemens e a Fluence ali instalaram a pedido da Empresa de Eletricidade da Madeira.
Além disso, o estabelecimento de ensino da equipa vencedora, a FEUP, vai receber soluções da Siemens da área das infraestruturas inteligentes para equipar os seus espaços letivos, contribuindo para o enriquecimento dos planos curriculares.
“A Siemens tem uma relação histórica – e estreita – com a academia nacional e é neste âmbito que surge o desafio Accelerate Challenge. Iniciativas como esta contribuem para que os alunos entrem em contacto com conceitos e tecnologias que serão muito úteis no seu percurso académico e na sua vida profissional. Esta é também uma forma de estarmos perto dos melhores talentos, os quais poderão vir a integrar as nossas equipas, que estão em constante crescimento. Congratulo todos os participantes, em especial os alunos vencedores, pela dedicação com que participaram neste desafio”, afirmou Fernando Silva, Presidente Executivo da Siemens Portugal e responsável pela Unidade de Negócio Smart Infrastructure.
Ao todo, o Accelerate Challenge contou com a participação de 17 equipas de 10 Instituições de Ensino: NOVA School of Science and Technology, Universidade de Coimbra, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Universidade Lusófona, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Politécnico de Leiria, Instituto Superior Técnico e Instituto Politécnico de Viseu.
A seleção dos vencedores coube a um júri composto por elementos da Siemens, da Ordem dos Engenheiros, da Direção-Geral de Energia e Geologia e da Energia Técnica, um grupo empresarial de engenharia para edifícios e infraestruturas.
Em concreto, o desafio passava pela criação do projeto de uma infraestrutura de energia elétrica, utilizando todas as capacidades da aplicação SIMARIS – que permite o cálculo e o dimensionamento das redes elétricas -, bem como de outras ferramentas da Siemens que foram disponibilizadas no âmbito do concurso. Destaque para o Blueplanet PV Design, um software de dimensionamento da produção de energia elétrica de fonte renovável, com base em painéis solares fotovoltaicos, e o SICAM A8000, para o dimensionamento do sistema microcontrolador de rede.